quarta-feira, 29 de abril de 2009

Lembrete - 1º Mostra C.F


É só para relembrar que é já amanha (Quinta dia 30) que se realiza a 1º Mostra de Cultura Fílmica apartir das 21h no Pátio das Letras em Faro.
Contamos com vocês para este evento cinematográfico diferente em que vão ter oportunidade de participar enquanto espectadores e desfrutar de uma maneira diferente no que diz respeito a ver cinema.

Ficam desde já todos covidados mais uma vez e até manhã.

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Sonho do Homem Ridículo - Fiódor Dostoiévski


Anteontem, num final de mais um dia preenchido, peguei no livrinho pequenino que já estava ao lado da mesa de cabeceira a uns quantos dias. Começando-o e logo acabando-o passado pouco tempo, a verdade é que me deparei pela primeira vez com a escrita profunda de Fiódor Dostoiévski.
Senti uma enorme empatia pela forma como ele descreve a personagem central (o homem «ridículo» que queria acabar com a sua vida), os seus sentimentos perante o mundo e as pessoas. Mas o que mais me tocou foi a forma como é descrito o sonho que muda a forma de este homem ver as coisas, a utopia idealizada por ele no sonho interferiu com a sua vida na realidade...ou não será a realidade o sonho e o sonho a vida?

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Espéctaculos de Teatro (a não perder)


Como eu tenho assistido ultimamente a muitas peças de teatro (pois agora trabalho num)passarei aqui no blog a recomendar ao pessoal espectáculos a não perder, irei começar com o que eu vou ver hoje...

Efeito Imediato

Guiomar Bravo é dona de um bar situado em local ermo, onde trabalha e vive sozinha. Bino Mota, ex-imediato na marinha de guerra e cliente habitual, está interessado em casar-se com Guiomar Bravo e, juntando o útil ao agradável, tornar-se o patrão do bar. No entanto, nenhuma manobra de sedução surte efeito junto da proprietária. Farto de estar encalhado, Bino urde um plano que, afirma, terá como "efeito imediato" despoletar o coração de Guinar Bravo: encenar um assalto!
Um ex-soldado desempregado - Edmund Travers - aceita mediante remuneração desempenhar o papel de "ladrão". Quanto ao dramaturgo e encenador desta invulgar operação, reserva para si próprio o papel do "herói" que, aparecendo sem medo na "cena do crime", salvará Guiomar Bravo e conquistará os seus favores. A operação procura, em suma, que Guiomar Bravo confunda ilusão com realidade. Não será a única vítima: no palco e fora dele, vida e teatro confundem-se.

Ficha Artística e Técnica
Música e Texto: Ethel Smyth
Versão Portuguesa: José Lourenço
Dramaturgia e Encenação: José Lourenço
Intérpretes: João Cipriano Martins (tenor); Ana Barros (soprano); Nuno Dias (baixo); Mário Spencer (barítono)
Pianista: Joana Barata
Assistência de Encenação: Paula Conceição
Cenografia: José Lourenço
Execução Cenográfica: Tó Quintas
Assistência de Execução Cenográfica: António S. Martinho
Figurinos: José Lourenço e Paula Conceição
Desenho e Operação de Luz: Octávio Oliveira
Contra-regras: Bruno Martins e Tânia Silva
Produção Executiva: Elisabete Martins
Relações Públicas/Divulgação: Cristina Braga
Secretariado: António Marques
Direcção de Produção: Luís Vicente

Fonte: ACTA

Rita Redshoes - Choose Love

Ontem dia 23, assisti pela primeira vez a um concerto da Rita Pereira a.k.a Redshoes,e devo dizer que fiquei a gostar ainda mais das suas músicas, até johnny cash (um dos meus músicos favoritos de sempre) tive direito a ouvir numa versão bastante requintada de Ring of Fire. Belissima noite de primavera para ouvir a bela voz de R.R.
Fica aqui uma das minhas músicas prediletas...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Entrevista RUA.FM


Faço desde já o convite a todos os interessados que na próxima quarta-feira (dia 29 de Abril apartir das 17h) haverá uma entrevista na rádio RUA.FM (102.7) a alguns dos intervenientes desta 1º Mostra de Cultura Fílmica (á organização constituida por Nuno Fernades e Filipe Relêgo, ao Realizador da curta-metragem Rodrigo Machado e por fim á Professora Mirian Tavares).

segunda-feira, 6 de abril de 2009

«Do Céu caíu uma Estrela»



Embora este seja um dos filmes clássicos de Natal, por incrivel que pareça, a verdade é que eu só o vi apenas há uns dias pela primeira vez.
Fiquei maravilhado com esta obra, e embora não o tenha visto numa época natalícia, tal como o Natal que é quando o homem quiser, sobre a visualização desde filme aplica-se o mesmo. A reflexão sobre a vida pode-se dar sempre que quisermos, e também acredito que temos que passar por momentos maus (que no fundo são testes á nossa condição humana )para darmos valor ao que temos. George Bailley em 128 minutos ensina-nos(com uma ajudinha divina) ou mostra-nos o caminho para não desistirmos quando surgem dificuldades, se formos bons para os outros ou como a personagem do anjo (Clarence) diz «...Remember, George: no man is a failure who has friends..» é meio caminho andado...

Fica aqui um dos mais memoráveis diálogos do filme...

George Bailey: What is it you want, Mary? What do you want? You want the moon? Just say the word and I'll throw a lasso around it and pull it down. Hey. That's a pretty good idea. I'll give you the moon, Mary.
Mary: I'll take it. Then what?
George Bailey: Well, then you can swallow it, and it'll all dissolve, see... and the moonbeams would shoot out of your fingers and your toes and the ends of your hair... am I talking too much?


Snow Patrol - Crack The Shutters

Mais uma bonita canção dos Snow Patrol...